No último dia 26 de novembro, o tradicional Teatro Dulcina, no centro do Rio de Janeiro, foi palco de um momento marcante para a cultura brasileira: a aula-espetáculo “A Força Criativa e Artística da Produção Cultural Brasileira”, evento inaugural do projeto Formar Cultura. Com o objetivo de capacitar produtores culturais para atuarem da teoria à prática na elaboração de projetos, o encontro deu início a uma jornada transformadora que ainda passará pelas cidades de Itaguaí e Mangaratiba.
A noite foi marcada pela presença inspiradora de mestres da cultura brasileira. Antônio Nóbrega, Tia Surica, Bia Lessa e Amir Haddad compartilharam suas experiências, visões e histórias em um encontro que costurou tradição e contemporaneidade, provocando reflexões sobre o papel da arte na formação social e cultural do país.
A trilha sonora do evento foi outro destaque especial. A cantora Ceiça Moreno encantou o público com sua voz potente, acompanhada por performances do grupo Rede da Mulher Forrozeira, que trouxe o calor da cultura popular nordestina ao palco carioca. O momento emocionou os mais de 360 participantes presentes na plateia.
A mediação do evento ficou por conta de Eduardo Barata, coordenador geral do Formar Cultura. Além dele, participaram com falas importantes:
- Elaine Moreira – coordenadora de produção e professora do Formar Cultura
- Marcelo das Histórias – coordenador pedagógico e gestor do projeto
- Luciana Gondim – representando o Instituto Cultural Vale
- Laís Santos de Almeida – diretora de Projetos da FUNARTE
- Alexandre Santini – presidente da Fundação Casa de Rui Barbosa, representando o Ministério da Cultura
O projeto é apresentado pelo Instituto Cultural Vale e realizado pelo Ministério da Cultura e Governo Federal, através da Lei de Incentivo à Cultura.
E realizada pelo Instituto Areté Gestão Cultural, com produção da Barata Produções e apoio da FUNARTE e Fundação Casa de Rui Barbosa.
